quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Voleio e o Smash

Voleio e o Smash

“O Jogo de Rede”

Luiz Sisto

Representa no tênis o máximo em ataque. É a ofensiva esmagadora que arrasa o adversário, ou destrói a si mesma, pela própria fúria do seu ataque. No segundo caso, é provável acabar em exaustão física, colapso e esforço inútil.

Ninguém pode ser um tenista completo, sem um jogo de rede adequado, mas o jogo de rede é menos importante do que o jogo de fundo de quadra.

A rede é a meta final de um tenista, uma vez que decida atacar e não importa quanto tempo ele tenha que se defender ou manobrar, para chegar lá. O que ele não deve fazer é subir à rede descuidadamente, indiscriminadamente ou mesmo o tempo todo. Seu avanço para a rede deve ser feito, sempre após preparação cuidadosa e apropriada, quando seu adversário tenha sido colocado na defensiva e quando as chances de conquistar o ponto sejam superiores a 50%. Nunca defenda na rede, nunca dê a seu adversário, sendo possível outra chance após seu primeiro golpe, mas se não puder evitá-lo, o seguinte deve ser decisivo. Jogo de rede é morte súbita. Se tiver qualquer timidez, medo de errar, ou pensar em defender, não vá à rede. Na rede, a ousadia e audácia dos ataques é que fazem o delírio da adrenalina.

Voleio

“O Primeiro Golpe no Jogo de Rede”

A mecânica do voleio é idêntica na direita e na esquerda, somente com os pés ao contrário.

  1. A empunhadura é a “Continental”.
  2. O jogo de pés se houver tempo para executá-lo, é o mesmo usado no jogo de fundo. Muitas vezes, uma bola vem tão subitamente, que não a tempo de trocar os pés. Se isso acontecer, transfira seu peso para o pé mais próximo da bola e incline-se para frente.
  3. Levante a cabeça da raquete acima do pulso, e use uma preparação muito curta. Movimente a cabeça da raquete para frente em direção à trajetória da bola e golpeie com o pulso firme, com o movimento descendente (de cima para baixo), imprimindo o efeito “backspin”, diretamente em direção ao lugar onde deseja que ela vá, e, acima de tudo, não a acompanhe coma raquete. O voleio vai ganhar potência da força da bola do adversário, acrescido da solidez do seu bloqueio e da firmeza do seu pulso. Isso se aplica a voleios fundos.
  4. Quanto mais baixa a bola que se tenha que volear, mais se devem flexionar as pernas, pois em todos os voleios, a cabeça da raquete, no momento do impacto com a bola, deve estar acima do pulso. Não tente bater um voleio com a cabeça da raquete abaixo do nível da rede. Contente-se em deixar a face da raquete dar o ângulo necessário, e obtenha força, pelo peso da bola do adversário. Fazem-se mais pontos de voleio pela direção e colocação, do que por pura velocidade.

Voleio e Deixada

Há outro tipo de voleio, o voleio deixada, macio, com efeito, “backspin”, que é de grande valor. Este voleio é batido da mesma maneira que o bloqueado, exceto que o pulso é afrouxado ligeiramente e um pequeno “chop” dá efeito “backspin” a bola. A cabeça da raquete se movimenta para baixo e sob a bola, e o pulo da mesma é baixo e quase nulo. O voleio deixada, para ser eficiente, nunca deve ir além de 3 metros da quadra adversária e, de preferência cruzado. Quanto mais curto e mais cruzado, melhor. Tais voleios são muito menos importantes que o voleio de peso e profundidade, executado com uma raquete firme, chapada, mas ambos são necessários no equipamento de um verdadeiro “tenista”.

Posição do Voleio

O fator mais decisivo na habilidade de volear está na posição correta, quase tão importante é o método de alcançá-la. São coisas completamente diferentes.

A posição correta para volear é de 1,80 cm a 3 metros de distância da rede e cerca de 60 a 90 cm, da linha central da quadra, do lado em que está a bola. Não há nenhuma dificuldade em se lembrar disso, mas atingir a posição e conserva-la é que é o difícil. Muitos tenistas se movem para o meio da quadra, sobre a linha central e julgam estar cobrindo tudo, mas estão enganados. A paralela, que é a passada mais fácil, ainda está aberta. O movimento correto será ir bem além da linha central, fazendo este movimento, você realmente cobriu a paralela e pode ainda cortar qualquer bola cruzada, exceto uma quase perfeita.

Se seu adversário acertar o golpe perfeito, bata-lhe palmas e não se aborreça, ele não o fará muitas vezes.

Raramente você necessita cobrir, na rede, mais de dois terços da quadra. Há o terço de uma cruzada que um adversário pode executar, contudo é tão difícil de ser atingido por uma passada que vença a rede, que você pode se permitir dar ao adversário os poucos pontos que ele conseguir com ela, pois será compensado com o grande número de erros que ele cometerá tentando-o. Assim, sua posição deverá sempre cobrir fisicamente a passada paralela, você deve estar preparado mentalmente para a passada pelo meio da quadra e pode desprezar totalmente a passada muito cruzada. Para fazer isso, ao subir à rede, siga sempre a linha da trajetória de sua bola.

Ao executar o golpe de subida, siga-o com decisão, mas não velozmente, que não possa parar, ou voltar, com facilidade. Ao subir, prepare-se para volear, não pendure a sua raquete, deve-se levar a raquete em frente ao corpo, com a cabeça da mesma erguida, e volear a bola bem na frente. Não atrase, um voleio atrasado tem a tendência a subir e não tem peso. Não deixe a bola vir encontrá-lo, mas, ao contrário, avance com a sua raquete e encontre-a no caminho. O primeiro voleio deve ser executado do meio da quadra e deve ser no fundo da quadra, continue movimentando-se, para matar no golpe seguinte, ao atingir a posição correta. Nenhum golpe que você execute, tem boa chance de ser decisivo, a não ser que você esteja na posição correta.

Smash

“O Segundo Golpe no Jogo de Rede”

Este é a grande arma do tênis. Aqui, mais do que em qualquer outro golpe, a força bruta e a potência dão resultado. Não que haja lugar para se usar a cabeça, pois se pode associar o golpe com o cruzamento vagaroso, mas a maioria dos smach faz o ponto exclusivamente pela força.

A técnica é simples, basta copiar o saque forte.

  • Olhe a bola até golpeá-la (Perdem-se mais smach por se olhar para baixo, momentos antes de atingir a bola, do que por qualquer outra razão).
  • Vire-se de lado (Mesmo que a bola esteja um pouco para a esquerda, golpeie com a direita).
  • Conserve pelo menos um pé no chão e não gire seu corpo de frente para a quadra, até ter atingido a bola, mas, ao golpear, incline-se para frente.
  • Faça um movimento completo e assegure-se que, no momento do impacto com a bola, a cabeça da raquete esteja à frente de sua mão.
  • Golpeie completamente chapado, diretamente ao ponto onde deseja que a bola vá e continue o movimento da raquete até o fim do arco descrito pela cabeça da raquete, abaixo de seus joelhos.

O smash, em teoria, é sempre um golpe de ataque e deve ser executado com grande decisão. Somente se a bola for muito alta e muito funda, que se tenha que pular para alcançá-la, é que pode ser jogado defensivamente. Não importa quão atrás você possa ser levado por um lobe, deve sempre inclinar-se para frente, ao dar um smach. É a cabeça da raquete e a velocidade do movimento que dão potência e velocidade ao golpe. Um bom smash é executado com pequeno ou nenhum movimento de corpo, nenhum esforço conclusivo e com aparente facilidade. O smach é quase o único golpe, exceto, talvez, o saque chapado, no qual a altura do tenista influi, mas, contudo, não é absolutamente essencial. Quase todas as vezes que o smach pode ser usado, deve ser executado com força destrutiva.

O jogo de rede é ataque e tem grande valor estratégico, se usado inteligentemente no momento certo, ainda que não seja um jogo para ser usado o tempo todo ou impensadamente.

Extraído, condensado e modificado do livro
“How to Play Better Tennis”
William T. Tilden - 1950

...
..
.
Voltar
.
..
...

Nenhum comentário: