quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Lobe - Bate-Pronto - Deixada

Lobe - Bate-Pronto - Deixada

“Os golpes sutis”

Lobe

Luiz Sisto

Há um outro aliado do jogo de fundo, em sua defesa contra o tenista de rede. Esse golpe é o “lobe”, que não é mais que uma devolução onde se atira a bola bem para o alto. Existem três tipos de lobes:

  1. O lobe com backspin (defesa).
  2. O lobe sem nenhum efeito (chapado) (defesa).
  3. O lobe com topspin (ataque).

O lobe com backspin Este e simplesmente um “chop”, executado com uma inclinação acentuada da raquete, de modo que a bola, encontrando a face da raquete em ângulo aberto, é atirada para o alto. Adquiri-se controle, acrescentando-se ligeiro movimento com o pulso, não havendo grande movimento de preparação nem de terminação.

O lobe sem efeito Para executá-lo é suficiente colocar a face plana da raquete sob a bola e golpeá-la para cima. Não há efeito suficiente para controle e não é tão bom como o anterior.

O lobe com topspin Este é um golpe ousado e perigoso. Para executá-lo, leve a àbeça da raquete abaixo da bola, golpeie sua parte posterior com um movimento ascendente, dobrando o seu pulso sobre a bola, imprimindo-lhe, assim, uma forte retração para frente. Esse golpe só tem valor, quando seu adversário está quase em cima da rede, esperando um draive.

O lobe com backspin é o mais largamente usado e é puramente defensivo, usado quando em dificuldade, para dar tempo de se recuperar a posição. O lobe deve ser sempre executado alto, pelo menos a seis metros de altura e o mais longe que você possa ousar, portanto conserve boa margem de segurança. Como regra geral, o lobe dirigido ao canto esquerdo da quadra do adversário é muito valioso, mas também possibilita a ele tentar o esmache cruzado à sua esquerda, se seu lobe não for suficientemente alto e fundo, para colocá-lo na defensiva. O lobe só tem valor, quando usado como parte de um sistema total de jogo e não simplesmente como golpe à parte.

Os modos de usar um lobe são:

  • Quando é inesperado e não o golpe que seu adversário está esperando, particularmente quando está avançando para a rede e está preparado para uma passada de draive.
  • Quando você é levado diretamente à gente de seu adversário n rede e ele está montado nela.
  • Quando você é tirado para fora da quadra e necessita muito tempo para recuperar a posição.

O lobe, em simples, e principalmente em duplas, é um exemplo excelente de um dos melhores golpes do jogo.

Os golpes-filigrana, os golpes que não necessitam ser ensinados, pois quando um tenista atinge aquele estágio onde poderá usá-los, já é suficientemente bom para desenvolver sua própria maneira de executá-los, mesmo porque são golpes principalmente de finesse, ou instinto. Tais golpes são:

Bate-Pronto

É executado assim que a bola começa a sair do chão, com a empunhadura, jogo de pés, movimento da raquete, tudo enfim, de um draive de direita ou de esquerda. Exceto, naturalmente, que a bola não é batida na altura da cintura. O segredo em golpear o bate - pronto, está em flexionar as pernas, agachando-se à altura da bola, inclinando sobre o golpe e continuando o movimento até o fim, com a face da raquete plana e o pulso rígido.

O bate – pronto só deve ser usado quando se for obrigado a fazê-lo, atingido que se foi, por uma bola nos pés, não deve ser escolhido deliberadamente.

Sendo o bate – pronto um golpe feito sob pressão, execute-o atacando e não defendendo, bata-o firmemente, decisivamente e com boa força, avançando para a bola ao executá-lo, Não há nenhum outro golpe no jogo de tênis que requeira tanta precisão de tempo como o bate – pronto, acima de tudo, requer visão perfeita, não desviando-se os olhos da bola um instante sequer. É gostoso de dar, mas sua percentagem de erro é tão alta, que só deve ser usado quando não seja possível outro golpe.

Deixada

“Dropshot”

A deixada é um “slice” muito delicado, executado com a raquete para trás, requer o uso do pulso numa ligeira batida, pouco preparo da raquete para trás e um razoável prosseguimento do movimento após o golpe. A cabeça da raquete deve encontrar a bola razoàvelmente em cheio, passando então por baixo dela, para lhe dar efeito backspin. Para ser de algum valor, deve cair a menos de 2 metros e meio da rede. Se for muito longe, é praticamente ponto feito para o adversário. Sua maior chance de sucesso está no elemento surpresa, o que obviamente não acontece se abusar dele. O “dropshot” é muito efetivo após se ter feito o adversário correr no fundo a um dos cantos, dê, então, a deixada cruzada.

O efeito da deixada, como o de “slice”, é cumulativo. É realmente fácil chegar nele nos primeiros games, mas após ter-se ido buscar uma boa quantidade deles, começam a parecer muito distante.

“Considerações finais sobre golpes”

Os golpes representam tudo no jogo de tênis e que são suficientes para fazer um bom tenista. Você pode golpear uma bola de forma perfeita, parece ser um campeão na quadra e ser um “passeio” para o adversário. Pense sempre antes de cada golpe, nunca bata uma bola sem ter uma idéia definida sobre o resultado que ela trará para você e para seu adversário. Mesmo sendo essencial saber como golpear uma bola de tênis, é o “porque”, “onde” e “quando” que vencem as partidas. Use corretamente os golpes que fazem de alguém que joga tênis, um “TENISTA”, talvez, mesmo, um “CAMPEÃO”.

Extraído, condensado e modificado do livro
“How to Play Better Tennis”
William T. Tilden - 1950

...
..
.
Voltar
.
..
...

Nenhum comentário: