sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Condições Externas

Condições Externas

“Tempo”

Luiz Sisto

Um tenista que compreenda realmente como tirar vantagem de condições anormais leva uma grande vantagem sobre o que não o faz. É raro o tenista que se dá ao trabalho de pensar numa solução, quando está enfrentando condições tais como um vento forte ou uma superfície de quadra ruim. A maioria está tão ocupada amaldiçoando ou se lastimando com o que o está incomodando, que se esquece de jogar tênis. Uma coisa que muitos poucos se lembram é que á que más condições são um grande nivelador de jogo. Contudo o tenista inteligente, que toma pleno conhecimento das más condições e conscientemente joga de modo a anulá-las, ou mesmo a tirar vantagens dela, pode ser do vento, da quadra esburacada ou fita das linhas em desníveis, fatores positivos e não prejudiciais.

Vento

Devido a ser a mais incerta das condições anormais, o vento é, a mais difícil de anular. Vento forte, invariàvelmente, baixa a qualidade do jogo e traz consigo os mais difíceis problemas a serem superados, além dos comuns existentes sob condições normais. Não existem meios positivos de controlar uma ventania, mas alguns princípios gerais para serem lembrados quando jogando com vento:

1. Maior concentração é requerida.

2. Ainda que requeira a mais antecipada preparação da raquete, espere para bater até o último momento.

3. A preparação deve ser bem curta.

4. A bola deve ser golpeada sólida e decisivamente, executando o máximo da terminação.

5. O saque deve ser executado com movimento reduzido da raquete.

6. Golpes de fundo – O draive deve levar pouco efeito, ser chapado e com bastante força.

7. Jogo de rede – Quando jogando a favor do vento, suba à rede atrás de um draive sempre que possível, mas não usar muita velocidade, nem no seu golpe de subida, nem no seu voleio ou esmache.

8. Contra um jogador de rede – Use o draive para uma passada, quando o vento estiver a seu favor. Lobe muito pouco a favor do vento, mas use bastante o lobe, com o vento contrário, lobando bem fundo.

9. Contra o vento, o ”slice” deve ser usado com freqüência, entremeado com draives, e a deixada também deve ser tentada com bastante freqüência.

Mantenha em mente todos esses pontos, é necessário, o tempo todo, uma completa concentração no que se esteja fazendo. Assim, jogando com vento, não importa o que quer que faça, concentre-se ao máximo

Extraído, condensado e modificado do livro
“How to Play Better Tennis”
William T. Tilden - 1950

...
..
.
Voltar
.
..
...

.

Nenhum comentário: