segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Generalidades Técnicas dos Golpes

Generalidades Técnicas dos Golpes

Luiz Sisto


Os golpes são as suas armas nas batalhas do tênis. Quanto melhores as armas, maiores serão suas chances de vitória. Lembre-se sempre que as armas, por si só, nunca vencerão uma guerra. É a maneira pela qual elas são usadas, que determina a sua utilidade. È extremamente importante, absolutamente necessário, ter bons golpes, mas eles não representam à finalidade, é um meio para consegui-lo. Assim sendo, faça todo o possível para aprender bons golpes, mas nunca se satisfaça em ser somente um bom golpeador. Bons golpes por si só, nunca venceram uma partida de tênis ou coroaram um campeão. Não ponha o estilo acima de tudo, bom estilo é bonito e uma boa coisa de se ter, mas em todos os jogos importantes existem momentos nos quais se manda o estilo às favas e, botar a bola na quadra do adversário, se torna decisivo. Esforce-se em ter bons golpes em todos os setores da quadra, mas considere-os como meios para colocar a bola no lugar certo, no momento certo. Um golpe mal executado para o lugar certo é sempre melhor do que o mais belo golpe do mundo, para o lugar errado.

Existem alguns itens na produção dos golpes, que sobressaem dos demais e que devem estar sempre presentes à mente do tenista:

  • Como o mesmo esforço = Quanto menos efeito, mais velocidade e inversamente quanto a mais efeito.
  • Em todos os draives = De direita ou de esquerda – A cabeça da raquete, ao ser levada para trás (preparação), deve estar abaixo da linha do golpe e deve golpear a bola, em movimento ascendente, o que lhe dará o efeito “topspin” (rotativo para frente).
  • Nos “chops”, “slices” e “voleios” = A cabeça da raquete deve estar acima da linha do golpe, ao ser levada para trás (preparação), deve golpear a bola, em movimento ligeiramente descendente, o que lhe dará o efeito “backspin” (rotativo para a trás).
  • Em todos os golpes = Drives, chops, slices, voleios, smash's e saques. A cabeça da raquete deve golpear a bola diretamente em direção ao lugar da quadra adversária, onde se deseja coloca-la. O segredo se baseia no aximona geométrico “A linha reta é a distância mais curta entre dois pontos”.

Não use nuca movimentos “floreados ou exagerados” na execução dos golpes. A essência de um bom estilo é a ausência de “estilos”. Encontramos aqui um exemplo de simplicidade na verdadeira grandeza. Eliminar todo o movimento desnecessário e todo o esforço inútil e o que resta, é o estritamente necessário à boa execução do estilo. Esforce-se em fazer todos os seus golpes firmes, sóbrios, sólidos e simples. Evite golpes “fantasiosos e anormais”: eles não pagarão dividendos.

No aprendizado dos golpes, a seqüência de trabalho é distinta e bem definida:

1. Aprenda a empunhadura correta da raquete.
2. Aprenda o jogo correto de pés e a posição correta do corpo.
3. Aprenda a golpear a bola.
4. Aprenda a golpear a bola corretamente.
5. Aprenda a golpear a bola corretamente para um determinado lugar.
6. Aprenda a golpear a bola corretamente para um determinado lugar, com força, devagar ou com meia força.

Extraído, condensado e modificado do livro
“How to Play Better Tennis”
William T. Tilden - 1950

...
..
.

Voltar
.
..
...

Nenhum comentário: