sábado, 29 de setembro de 2007

Táticas do Jogo de Tenis

Táticas do Jogo de Tênis


Explorando as Fraquezas do Seu Adversário


Luiz Sisto

Partidas de tênis são vencidas pelo tenista que golpeia a bola mais vezes para o lugar certo, no momento exato. O lugar certo pode ser determinado pela possibilidade de se ganhar o ponto com o golpe, mas, a maioria das vezes, é o lugar onde seu adversário cometerá um erro em sua devolução. Nada é mais desconcertante para um tenista e nada desorienta tanto, como errar. Toda a vez que ver um importante golpe seu ir para fora ou na rede, o tenista se torna mais nervoso, menos apto a vencer a partida. Aqui surge a primeira grande regra em tática: “Conserve a bola em jogo e faça seu adversário ter sempre que golpeá-la mais uma vez, em vez de você errar, tentado um golpe desnecessário”. Repare a palavra “desnecessário” nessa regra. Evidentemente se você for presenteado com um “chocolate”, esteja pronto para se aproveitar dele. Mas a chave da boa tática é concentrar-se em conservar a bola em jogo e fazer o adversário correr, salvo quando:

  1. Você vê um grande buraco e resolve tentar matar.
  2. Você foi forçado a posição desesperadora, com pouca chance de se livrar dela e resolve que vale a pena arriscar, pois pouca diferença fará se não fizer e poderá inverter a situação a seu favor

Deixe que seu adversário seja quem tome os riscos desnecessários e consequentemente acumule a maior cota de erros. Os melhores táticos de tênis jogam um jogo defensivo com uma atitude ofensiva. Após o bate-bola você deverá ser capaz de estar a par de dois aspectos do jogo de seu adversário. São eles:


  1. O tipo de jogo que ele provavelmente escolherá para jogar contra você e que deverá ser o seu jogo mais forte e natural, a menos que ele saiba algo sobre o seu.
  2. Qualquer ponto fraco que ele possa ter e que será bem evidente, se sua maneira de golpear, sob certos aspectos, for defeituosa.

Vejamos esses dois aspectos, que o auxiliarão a determinar, como planejar a sua tática.

  1. O tipo de jogo que seu adversário provavelmente usará.

    • Jogue o seu jogo, não o dele. Se estiver jogando contra um apressado, retarde um pouco o tempo. Se for contra um que faz “cera”, conserve-o movimentando-se um pouco mais rápido do que ele gosta.

Quando dois tenistas iniciam uma partida, há sempre uma batalha para ver quem comandará. Um dos dois imprimirá sua personalidade tenística sobre o outro, o que conseguir, vencerá. Quanto mais você fizer com que seu adversário sinta que você espera vencer, pretende vencer e que não há nada que ele possa fazer pra abalar essa confiança e determinação, mais difícil se tornará para ele manter sua própria concentração.

  1. Deficiências de seu adversário na produção de golpes podem ser percebidas pela sua maneira de executá-los.

    • Maneira de golpear, especialmente com respeito aos pés e o movimento da raquete na preparação.
    • Tendência acentuada em fugir da esquerda e golpear com a direita.
    • Tendência a se manter no fundo, quando o lógico seria subir à rede.
    • Atacando na rede continuamente.

Não seja mecânico e nem teimoso em sua tática. Conserve sempre a sua mente lúcida, consciente da situação geral e pronto a mudar os planos em qualquer tempo que seja aconselhável faze-lo. Sobre esse particular, há duas regras táticas que é preciso se ter sempre em mente:

    • Nunca mude uma maneira de jogar que está vencendo.
    • Mude sempre uma maneira de jogar que está perdendo.

Mantendo Seu Oponente Sob Pressão


O hábito em partidas de tênis de estabelecer e conservar pressão sobre o adversário pagará grandes dividendos. Muitos tenistas somente a mantêm esporadicamente e inicialmente. Uma liderança inicial dá a muitos tenistas um falso senso de segurança, e faz com que se acomodem, quando na verdade, nada mais tinham que uma ligeira pequena vantagem, devido à demora de seu adversário em esquentar. O momento em que muitos tenistas costumam jogar fora uma partida é aquele no meio do segundo set, numa melhor de três. Um tenista ganhou o primeiro set e lidera o segundo por 3 a 1 ou 4 a 2 e acha que já ganhou a partida. Desconcentra-se, joga sem cuidado por alguns momentos e antes que caia em si, perdeu seu saque. O adversário ganha o dele e a contagem se iguala, sendo que agora, quem liderava, minutos antes, sente o perigo e começa a pensar na bobagem que fez em diminuir a pressão. O outro animado pela reação sente também o descontrole do adversário e está em condições de quebrar-lhe o serviço novamente, ganhando o set no seu serviço. Ao consegui-lo, mudou completamente o aspecto da partida. Quem está sob pressão agora é o tenista que jogou fora a liderança, e, a não ser que tenha um temperamento de competição notável, está sujeito a se descontrolar e perder o terceiro e decisivo set. Até que se tenha vencido o último ponto de uma partida, não há momento algum em que esteja completamente fora de perigo, se relaxar. Vença primeiro e então seja camarada. Não fique cedo demais com pena do adversário, ou poderá acabar com pena de si próprio.

Tudo isto nos leva a um dos mais intrincados aspectos no estudo do tênis, de inestimável valor para os tenistas que gostam de aplicá-lo e que jogam tendo-o sempre em mente.

Jogando de acordo com a contagem – Todos os pontos de uma partida são naturalmente importantes, mas há certos pontos, em cada game, certos games, em cada set e certos sets, em uma partida, que são cruciais. Os pontos crucias de um game são o terceiro e quinto. Os games crucias num set são o quarto, o sétimo, especialmente, e o nono. O set crucial é o primeiro, em uma partida melhor de três. Embora compreendendo a importância psicológica no tênis, desses momentos vitais, nunca perca de vista o fato de que todos os pontos, games e sets são valiosos e que se deve jogar com todo o empenho para vencê-los. Não pense, se jogar bem nos momentos críticos, pode jogar descuidadamente nos outros.

Considere o terceiro ponto de um game! Sua contagem é contada em primeiro lugar. A contagem está 30-0, 15-15 ou 0-30.

  • 30-0 = Se você ganhar o ponto seguinte, ficará 40-0 e você ganhará esse game cerca de nove vezes em dez.
  • 15-15 = Se você ganhar o ponto seguinte, ficará 30-15, o que significa uma posição vantajosa para você (ou 15-30, se você estiver recebendo), da qual você poderá pressionar para ganhar o game. Em 0-30, se você vencer o terceiro ponto, continua vivo, não muito, mas ainda com chance.
  • 0-40 = Sua chance de ganhar o game será uma em dez.

Considere o quinto ponto de um game! Sua contagem é contada em primeiro lugar. A contagem está 40-15, 30-30 ou 15-40.

  • 40-15 = Aqui, você jogando um ponto que vale o game, certamente não se pode dar ao luxo de jogar descuidado. Uma vez que um ponto perdido significa 40-30 e mais um ponto ganho pelo adversário, iguala à contagem. Muitos tenistas jogam tal ponto como se sua superioridade fosse tão grande que não houvesse a necessidade de se preocuparem. Muitos games são jogados fora por um golpe descuidado e sem concentração em 40-15, do que em qualquer outra ocasião, vindo em segundo 30-0, que lhe é bastante similar. A necessidade de esforço especial em situações de 30-30 e 15-40 é tão óbvia, que não há necessidade de dizer nada a não ser apontá-la.

Existem muitos games psicologicamente importantes. Neste sentido, aliás, todo game é importante e nenhum tenista deve desperdiçar qualquer um, por descuido ou desatenção. O efeito psicológico de vencer logo o primeiro game é importantíssimo, especialmente quebrando o serviço de seu adversário e pode determinar a decisão de uma partida. Entretanto, a sorte não estará lançada, até que se atinja o quarto game. Está aí o primeiro grande momento psicológico da contagem. Repare agora as possibilidades: A contagem pode estar 3-0, 2-1, 1-2 ou 0-3. Esse próximo game realmente decide. Se você vencê-lo e liderar em 4-0, você tem uma dupla quebra de serviço e vencerá o set numa esmagadora maioria de vezes. Se sua vantagem é de 2-1, você está jogando para ganhar seu serviço, ou quebrar o do adversário e se manter na liderança no ponto intermediário do set. Mas se ele vencer este quarto game, vocês estarão empatados e com a vantagem psicológica do lado dele, mormente se quebrou seu serviço para fazê-lo, pois descontou a vantagem que você tinha. Ao contrário, se você estiver em desvantagem de 1-2 ou de 0-3, o reverso de tudo que foi dito é verdade e você precisa vencer o quarto game para se manter no set.

Estranho como possa parecer à vantagem psicológica de se vencer o quarto game é maior do que a do quinto ou do sexto, ainda que estes dois sejam importantes. Mas o momento realmente grande surge no sétimo game. O set, usualmente, depende dele. A contagem estará 5-1, 4-2, 3-3, 2-4 ou 5-1. Uma vêz que o set termina, se o tenista, liderando de 5-1, vence o game, a explicação dessa situação pode ser omitida. Com essa liderança, quase sempre vencerá o set de qualquer maneira.

É a situação de 4-2 que é tão vital, principalmente se for no seu próprio serviço. Aqui você tem a oportunidade de colocar seu adversário em uma posição quase sem esperanças. Se você vencer o sétimo game, ele terá que ganhar três seguidos para igualar a contagem, uma perspectiva longe de ser agradável. Por outro lado, se ele quebrar seu serviço, ficará com um game de diferença e com seu próprio serviço a seguir. Encorajado pelo seu sucesso em ter quebrado seu serviço, provavelmente fará o quarto a quatro com facilidade. Faça sempre os maiores esforços para consolidar uma vantagem de 4-2. A situação de 3-3 se explica por si própria, uma vez que ambos estão lutando por estabelecer uma vantagem, após a metade do set. Se você estiver em desvantagem de 2-4, como foi demonstrado, reversamente, linhas acima.

O nono game, obviamente, geralmente termina o set. A contagem é 5-3, 4-4 ou 3-5. Uma vêz que a vitória para qualquer dos dois tenistas, que tenha cinco, significa o set, então devem vencê-la a qualquer custo. A situação de 4-4 é onde você estará lutando pelo set. Se vencer o game, a pressão sobre seu oponente estará grandemente aumentada, uma vez que estará de costas para parede no game seguinte e cada ponto, praticamente, significará perder o set. Se você perder esse nono game, será você, então, que estará lutando pra sobreviver.

Dê tudo nesse game, pois, se o vencer, muitas vezes seu adversário perde a moral e o décimo game é fácil.

Não é necessário dizer que todo set é de extrema importância.

A qualquer tempo que você perca um set estará em perigo, mas em uma partida melhor de três, o primeiro set normalmente traz a vitória consigo. Se você ganhou o primeiro set, seu adversário é colocado sob a tremenda pressão ao saber que não pode deixar que você tenha outra chance na outra. Assim, ele é forçado a dar tudo durante todo o segundo set, o qual, mesmo que vença, poderá custar tal quantidade de suas reservas físicas e mentais, que nada lhe restará no terceiro set.

Extraído, condensado e modificado do livro
“How to Play Better Tennis”
William T. Tilden - 1950

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Um comentário:

Anônimo disse...

Curitiba 05/10/2007

Muito obrigado pelas taticas de tenis, hoje cloquei elas em praticas e deu tudo certo,devolvir todos os saques do adversario,pela orientaçao do meu amigo e conselheiro Sisto

Dionson Paixao