segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Empunhaduras

Empunhaduras

Luiz Sisto

O primeiro passo para adquirir bons golpes é aprender as empunhaduras corretas, repare que eu disse empunhaduras, e não empunhadura, pois nenhuma empunhadura serve para todos os golpes.

Trataremos somente das empunhaduras “Eastern” e a “Continental” que é incluída no estilo “Eastern” para determinados golpes.

  • Do drive de direita (Que é a chave para aprender as outras).
  • Do drive de esquerda (Com uma mão e com duas mãos).
  • Do saque.

Empunhadura Eastern


Drive de Direita – Segure a raquete com a mão esquerda (se você for direito), com o cabo apontado para o seu corpo; coloque a palma da mão de encontro ao lado plano, oposto ao que golpeará a bola (lado direito do cabo, em relação a você), de maneira que o cabo e seu braço formem uma linha reta. Feche os dedos firmemente ao redor do cabo. A face de sua raquete que baterá a bola, e a palma de sua mão, está num mesmo plano e não existe uma linha quebrada em seu pulso, ele está completamente reto. Esta é a empunhadura-chave “Eastern” e é a que sempre deve ser aprendida primeira.

Drive de Esquerda (Com uma mão) – Segurando a raquete como descrito acima. Mova sua mão para trás, até que a palma da mão fique na face plana superior do cabo e com o braço formando quase uma linha reta com ele. Feche os dedos firmemente ao seu redor, com o polegar diagonalmente atrás, e não paralelo do cabo. Para golpear a bola, você usará as cordas oposta à usada na direita.

Drive de Esquerda (Com duas mãos) – Como descrito no “Drive de Direita”, coloque a palma de sua mão esquerda no lado plano oposto a da mão direita e feche os dedos firmemente ao redor do cabo. Para golpear a bola, você usará as cordas oposta à usada na direita.


Empunhadura Continental


Esta empunhadura, também conhecida como “Universal”, é usada no slice, no chop, no voleio, no esmeche, no lobe e deixada, bem como nos três tipos de saque: “slice”, chapado e mo “American Twist”. Nunca deve ser usada nos drives, particularmente no de direita, onde não dá firmeza.

Mova a mão um oitavo de círculo para trás, até que a palma da mão esja nessa faceta, que é exatamente o meio entre as posições de direita e esquerda. Feche os dedos firmemente, deixando o polegar em posição diagonal natural e quebre o pulso de modo a formar um ângulo do braço com o cabo da raquete, que fará com que a cabeça da raquete fique mais alta. A mão praticamente não mudou, mas ajeitou-se entre as empunhaduras de direita e esquerda com uma mão.

Extraído, condensado e modificado do livro
“How to Play Better Tennis”
William T. Tilden - 1950


Empunhadura Para todos os Golpes



Utilize a empunhadura adequada


Se você utilizar uma empunhadura inadequada, seus movimentos para golpear a bola necessitarão de grande esforço e, portanto terão maiores chances de lesionar seu braço.

Abaixo, segue as 7 empunhaduras mais utilizadas no tênis, bem como a maneira correta de segurá-las:



  • Direita com top spin - Eastern de direita
  • Esquerda com top spin (1 mão) - Eastern de esquerda
  • Esquerda com top spin (2 mãos) - mão de baixo (dominante): continental; mão de cima (não-dominante): eastern de direita.
  • Direita com slice - Continental
  • Esquerda com slice - Continental
  • Voleio de direita - Continental
  • Voleio de esquerda - Continental
  • Smash - Continental ou between
  • Saque - Continental ou between

Você pode perceber que nossa referência é o centro da palma da mão dominante, apoiado em uma das 8 facetas que constituem o cabo da raquete. Nas fotos, esperamos que você possa entender ainda mais como identificar as diferentes empunhaduras e como encontrar as suas!

Veja na foto o octógono que constitui o cabo da raquete, com suas facetas numeradas de 1 a 8. Você pode identificar que as empunhaduras eastern de esquerda, eastern de direita e western de direita estão com o centro da palma da mão apoiados respectivamente nas facetas 1, 3 e 5.

Fica fácil agora: a empunhadura continental tem o centro da palma da mão apoiado na faceta 2 e a semi-western de direita na faceta 4.


Veja nesta série de fotos como a mão gira no cabo, para alinhar-se com as diferentes facetas, nesta ordem:


eastern de esquerda (1)


continental (2)


eastern de direita (3)


semi-western de direita (4)


western de direita (5)


Esta orientação básica pretende simplificar a identificação das diferentes empunhaduras.



...
..
.

Voltar
.
..
...

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Sisto, creio que o tema "empunhaduras" seja um dos mais importantes para todos os tenistas, sejam iniciantes ou não. A adição de imagens às explicações, com certeza, ajudariam em muito o entendimento da postura correta.
Abraços.
Luiz Alberto