Programação Global do Torneio
Luiz Sisto
Um tenista inteligente sempre olha a “chave” de um torneio e calcula a quem deverá enfrentar em cada rodada, “se vencer”. Isto não é convencimento, mas simplesmente bom senso. Uma vez que tenha feitos seus cálculos, jogue cada jogo sem pensar nos futuros, exceto de uma maneira geral. Muitas vezes um tenista está tão preocupado com o “craque” que terá de enfrentar lá na semifinal, que acaba perdendo na segunda rodada de algum jogador relativamente fraco, só porque se esqueceu que tinha que vencer a este primeiro. Se estivesse com esse jogo em mente, poderia ter vencido, mas estavam com sua mente duas rodadas adiantadas, pensando o “craque” da semifinal. É necessária somente uma derrota para eliminá-lo de um torneio, não importa quem você seja, portanto, concentre-se no jogo de hoje, até tê-lo terminado e vencido e então comece a pensar no adversário seguinte.
Se você não se esquecer de que cada jogo deve ser ganho, antes que você possa jogar o seguinte, pode começar a pensar, em termos gerais, sobre toda a programação do torneio.
Você deve sempre tentar regular seu jogo e aprimorar suas condições, de modo a produzir o máximo, quando você mais necessitar, nos jogos importantes dos grandes torneios. Não esperdice, com “pernas-de-pau” ou “pangarés”, nas primeiras rodadas de pequenos torneios, o que você tem de melhor. Você não necessita de uma carabina de elefante para matar um esquilo.
A habilidade de estar pronto no momento exato, quando o prêmio é maior, a pressão é máxima e há um título como recompensa, isto é o que um tenista deve aprender a fazer durante uma temporada. Isso pode parecer uma supersimplificação, mas é realmente um conceito profundo da qualidade que faz, em qualquer esporte, um verdadeiro “campeão”.
Você deve jogar cada jogo, mesmo se o achar fácil, com concentração suficiente para ganha-lo, mas deve poupar o máximo de suas reservas físicas e o melhor de seu talento tenístico, para as ocasiões em que vai necessitá-los mais.
Extraído e condensado do livro "How to Play Better Tennis" - William T. Tilden - 1950
..
.
Voltar
.
..
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário