quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Tenistas Terão Mais Chances de Contestar Árbitros na Austrália

Tenistas Terão Mais Chances de Contestar Árbitros na Austrália

14/11/07


Melbourne (Austrália) - A organização do Aberto da Austrália anunciou uma inovação para a competição de 2008, que ocorre em janeiro. Os atletas, através do replay instantâneo, terão uma oportunidade extra para contestar as chamadas dos juízes de linha. Ou seja: os tenistas poderão desafiar - e errar - três vezes durante o set; além de uma chance extra no tie-break - o que já é de praxe.

Recorrer ao Hawk-Eye revolucionou as regras do esporte, ao dar a chance de o tenista discordar da marcação de lance duvidoso. Caso acerte utilizando o recurso eletrônico e derrube a chamada oficial, o atleta mantém o direito aos seus desafios remanescentes na parcial.

Craig Tiley, diretor do torneio, classificou como um sucesso a utilização do sistema durante o evento deste ano. "Obtivemos sucesso com o Hawk-Eye e o sistema de desafio em 2007, portanto vamos disponibilizar a tecnologia também para a quadra dois". Nesta temporada, o Grand Slam australiano contou com o dispositivo apenas na Rod Laver, arena principal do evento.

O dirigente também comentou os benefícios para os atletas com a iniciativa. "Com uma chance a mais de desafio será bem improvável que os tenistas desistam de contestar as chamadas mais polêmicas. Queremos que jogadores e árbitros estejam aptos a tirar largo proveito após o investimento que fizemos".

Outra mudança substancial reservada para a edição de 2008 do primeiro Grand Slam do ano diz respeito ao tipo de piso que será utilizado. O rebound-ace, mais emborrachado, dará lugar ao plexicushion, que retém menos calor e "prende" menos a movimentação dos tenistas. A cor da quadra passa do verde para o azul, com a finalidade de tornar a visualização das bolas mais adequada.

...
..
.
Voltar
.
..
...

Nenhum comentário: