domingo, 2 de dezembro de 2007

EUA Vencem a Davis Após 12 Anos Com Vitória Nas Duplas

EUA Vencem a Davis Após 12 Anos Com Vitória Nas Duplas


01/12/07


A vitória dor irmãos Bob Bryan e Mike Bryan neste sábado sobre os russos Igor Andreev e Nikolay Davydenko definiu o triunfo dos Estados Unidos na decisão da Copa Davis de 2008, encerrando assim um jejum de 12 anos do país sem títulos na competição.

Favoritos, os irmãos Bryan venceram os rivais russos por 3 sets a 0, parciais de 7-6 (7-4), 6-4 e 6-2, para alegria da barulhenta torcida de Portland, cidade norte-americana que abrigou a decisão da Davis neste ano.

Desta forma, os EUA fecham com antecipação a série melhor-de-cinco contra os russos, campeões da Davis no ano passado.

Tudo porque, na sexta-feira, no primeiro dia de confronto entre norte-americanos e russos, a equipe da casa conseguiu abrir vantagem de duas vitórias, com os triunfos de Andy Roddick sobre Dmitry Tursunov (3 sets a 0) e James Blake diante de Mikhail Youzhny (3 sets a 1).

Esse é o 32º título dos Estados Unidos, que seguem soberanos como os maiores vencedores da história da competição.

Os Estados Unidos não conquistavam um título de Copa Davis desde 1995, quando ainda contavam com Pete Sampras, então número 1 do mundo, na equipe. Na oportunidade, a equipe norte-americana venceu justamente os russos, em encontro disputado em Moscou, em quadra de saibro.

OS 10 ÚLTIMOS CAMPEÕES
1998 - SUÉCIA
1999 - AUSTRÁLIA
2000 - ESPANHA
2001 - FRANÇA
2002 - RÚSSIA
2003 - AUSTRÁLIA
2004 - ESPANHA
2005 - CROÁCIA
2006 - RÚSSIA
2007 - EUA
Para chegar ao título, os Estados Unidos passou pela República Tcheca na primeira rodada (4 a 1), pela Espanha nas quartas-de-final (4 a 1) e pela Suécia na semifinal (4 a 1), para finalmente encontrar a Rússia na decisão.

Neste sábado, os irmãos Bryan, que são os dois melhores jogadores de duplas na atualidade (Bob em 1º e Mike em 2º, respectivamente, no ranking mundial), não tiveram dificuldade para ditar o ritmo de jogo.

A escalação em duplas de Davydenko, melhor russo posicionado no ranking de simples da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), foi uma aposta arriscada do capitão Shamil Tarpishchev contra o favoritismo dos irmãos Bryan, uma das mais fortes parcerias da atualidade.

No entanto, prevaleceu a técnica da parceria norte-americana, que foi colocada sobre pressão apenas no primeiro set, quando teve que definir a parcial na disputa do tie-break.

"Nenhuma palavra pode exprimir com exatidão o que estamos sentindo essa noite", declarou Mike Bryan logo após a vitória sobre a parceria russa em Portland.

*com agências internacionais


...
..
.
Voltar
.
..
...

Nenhum comentário: