quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

ATP Lista Fatos do Ano e Destaca Recordes de Federer

ATP Lista Fatos do Ano e Destaca Recordes de Federer


12/12/07



Federer: mais uma vez no topo
Ponte Vedra (EUA) - Roger Federer aparece mais uma vez no topo, agora em lista formulada pela ATP que destacou os dez fatos mais marcantes da temporada. Para a entidade, o que seguirá lembrado em 2007 é o feito do suíço de alcançar pela segunda vez seguida as quatro finais de Grand Slam, perdendo, assim como em 2006, apenas a final de Roland Garros.

Nos dois últimos anos, Federer só teve Rafael Nadal como rival justamente no saibro francês. O espanhol, aliás, impediu o número 1 do mundo de fechar o Grand Slam por duas vezes, o que provavelmente o colocaria agora como o maior de todos os tempos. Ainda assim, brilhou com o penta em Wimbledon, o tetra no US Open e o tri no Aberto da Austrália.

O segundo fato mais marcante ficou com David Nalbandian e sua incrível recuperação no final do ano, quando superou Federer e Nadal duas vezes seguidas e ainda sagrou-se campeão dos Masters Series de Madri e Paris, saindo do 25º posto e parando diretamente em décimo. Promessa de ótima temporada em 2008.

Já a medalha de bronze ficou com o norte-americano John Isner. O gigante de 2,05m e 22 anos marcou história ao chegar à final logo em seu segundo ATP e ao vencer cinco partidas seguidas no tiebreak do terceiro set. Ao longo da semana em Washington, disparou nada menos que 144 aces e só parou diante do compatriota Andy Roddick.

Outras menções vieram com Rafael Nadal e o tricampeonato seguido em Roland Garros; com Novak Djokovic ao vencer os três melhores do mundo (na ocasião Federer, Nadal e Roddick) no Masters Series de Montreal; com Fernando González, que alcançou sua primeira final de Grand Slam na Austrália; e com Ivo Karlovic e seus 1.318 aces na temporada, perdendo apenas para Goran Ivanisevic e os 1.477 da temproada 1996.

Os três últimos feitos foram protagonizados por Sam Querrey, que marcou 10 aces seguidos numa vitória contra James Blake; pelos irmãos Mike e Bob Bryan, campeões de 11 títulos no ano; e por Roddick, ao vencer 18 tiebreaks seguidos. O detalhe é que o norte-americano perdeu a seqüência nas quartas-de-final de Wimbledon, quando levou incrível virada de Richard Gasquet após ter 2 a 0 de frente.

...
..
.
Voltar
.
..
...

Nenhum comentário: