quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Sua Utilização

Drive na Devolução de Saque

Cerca de 80% de todos os saques recebidos são passíveis de ser devolvidos ao sacador com um drive. Dessa percentagem, somente 10% é possível de ser devolvida, fazendo ponto. Cerca da metade dos 70% restantes pode ser devolvida atacando, enquanto a outra metade é devolvida defendendo.

O recebedor que se concentra e consegue devolver o saque, põe seu adversário sob tremenda pressão. Nada é mais desanimador para um tenista, do que ver seus bons saques serem devolvidos fundos, fazendo-o começar tudo de novo. O primeiro e mais valioso uso do drive é a defesa bem sucedida de um saque. Contente-se em pôr a bola em jogo, suficientemente funda, mas com boa margem de segurança. Não tente fazer muita coisa com a primeira devolução. Ao devolver um saque, faça-o bem cruzado, ou bem paralelo, mas reserve-se sempre uma boa margem de segurança. Não tente acertar nas linhas laterais; isso lhe acarretará muitos erros desnecessários. Golpeie seu drive com força suficiente para que não seja um “chocolate”, mas não há necessidade de velocidade acima da média.

Entretanto, se o sacador lhe der um saque fraco, que pule onde você gosta, não hesite, avance e golpeie forte para fazer o ponto. Essas chances são raras e espaçadas e não se deve tentá-las em saques fortes e bem dirigidos.

A devolução do saque deve ter uma boa margem de segurança sobre a rede. Quando o sacador fica atrás, a devolução do saque deve ser feita com um drive que passe não menos de 30 cm nem mais de 90 cm acima da rede. No caso em que o sacador suba à rede, então o drive nunca deve ser acima de 30 cm sobre a mesma, e quanto mais baixo melhor. Entretanto, é melhor que seja muito alto e permita ao adversário um voleio, do que ser muito baixo e bater na rede, dando-lhe o ponto. Uma bola que passe a rede sempre tem uma chance, mas uma bola que bata na rede é ponto perdido mesmo.

Drive Para "Passadas"

O drive no tênis é sempre o melhor golpe para “passadas”. Isto se deve à sua tendência em cair cedo, devido ao seu natural “topspin”. É o golpe com a maior gama de velocidade e rapidez, com o mínimo de sacrifício de controle. Lembre-se de que, quando se tenta uma “passada”, está se tentando o ponto e, consequentemente, deve haver uma completa decisão e finalidade no golpe. “Passadas” não devem ser golpeadas com a mesma velocidade usada na defesa ou em manobras táticas. Devem ser golpeadas, ou de maneira definitivamente mais forte, ou bem vagarosamente. A “passada” cruzada vagarosa é a mais valiosa das “passadas”, por que;

Podem ser tentada nos ângulos mais abetos da quadra adversária.
Sua direção é mais fácil de disfarçar do que um golpe forte, pois exige muito menor preparo aparente do corpo. Mesmo que não faça o ponto, é muito difícil para volear. Força o jogador de rede a pôr toda a força em seu voleio, coisa muito difícil.

O drive de “passada” é executado, na maioria das vezes, devolvendo o saque ou em bola do fundo da quadra. Isto significa que deve ser um golpe muito forte, devido à distância que a bola tem que percorrer, antes que possa passar o jogador de rede, que terá muito tempo para se colocar em uma bola vagarosa.

Se a “passada” é cruzada, requer também, para surtir efeito, que o ângulo seja bem forte. É melhor tentar, como “passada” cruzada, um drive camuflado, vagaroso e curto. Tal drive forçará o jogador de rede, se alcança-lo, a volear para cima, dando outra oportunidade para passá-lo. Somente adivinhando completamente a direção do golpe, o jogador de rede, poderá em drive cruzado e vagaroso do fundo da quadra, fazer o ponto.

Entretanto, em drives curtos de dentro da área de saque, a “passada” vagarosa é muito mais eficiente do que um drive forte. Sempre que tentar uma “passada” com um drive, avance junto com o seu golpe, física e mentalmente. Golpeie com convicção, sem olhar, nem para seu adversário, nem para o lugar para onde está querendo dirigir a bola.


Drive Para Avançar (approach)

Esta é a ocasião em que o drive batido na subida da bola é de grande valor, se bem que não se deva abusar, pois nem sempre é o golpe lógico a ser executado. O drive de subida à rede (approach), tanto de direita, como de esquerda, deve ter três qualidades importantes, para ser eficiente:

  • Deve ter profundidade.
  • Deve ser potente.
  • Deve ser dirigido a um canto da quadra.


Profundidade, potência e colocação; nunca suba à rede atrás de um golpe que não possua essas três qualidades. Não tente fazer o ponto com o drive, com que está subindo à rede. Se fizer estará forçando-o demasiado. Não há necessidade de tomar um risco muito grande, pois a intenção do golpe é somente provocar uma devolução fraca, que você, na rede, possa matar. Todos os golpes de subida à rede (approach) devem ser acompanhados de uma idéia fixa: Avance! Você deverá subir com igual confiança e com a mesma freqüência, tanto contra a direita, como contra a esquerda do adversário; tanto com golpes paralelos, como cruzados, independendo de qual seja a chance de ataque mais lógica que se apresente. Mantenha o seu adversário na dúvida.

Drive Para Fazer o Ponto

Existem somente três situações, nas quais se deve arriscar tudo, com o drive:

  • Em um saque fraco, ou em uma bola no meio da quadra, quando o campo de seu adversário está todo aberto.
  • Na “passada”, contra um jogador subindo à rede.
  • Em situação desesperadora, colocado para fora da quadra.

Quando estiver muito entusiasmado, tentando tudo, procure controlar-se, lembrando que as partidas de tênis são sempre perdidas por se errar e nunca são vencidas pelos pontos conquistados.


Drive Para Abrir a Quadra Adversária

Usando o drive como uma arma de manobra tática, nunca é preciso tomar riscos desnecessários; dê sempre uma margem grande de segurança sobre a rede e uma margem razoável lateral e sobre a linha de fundo. Este drive deverá ter sempre uma boa média de velocidade, suficiente para fazer seu adversário ter de correr para alcançá-lo, mas não deve ser tão rápido que se arrisque erra-lo, ou com força demasiada, tentando fazer o ponto. Use o drive de meia força, para cansar o adversário e fazê-lo errar. Não tem importância que ele saiba que você vai fazê-lo correr de um lado para o outro. Não há muita coisa que ele possa fazer para impedi-lo.


Drive Para se Defender

Este é o drive defensivo. Tire toda a velocidade de seu golpe e dê um drive lento, alto e bem fundo. Este golpe dará com resultado:

  • Tempo de recuperar a posição na quadra, o que de imediato diminui a correria.
  • Tirar a rapidez e velocidade do ponto fará seu oponente esperar, quebrando-lhe o ritimo e mudando seu tempo de batida.

Não se deve abusar deste drive defensivo e em muitos casos, a melhor mudança de ritimo é um “slice” ou um “chop”, mas como variação para se safar de uma dificuldade séria, este drive alto, vagaroso e mole, é a melhor maneira de defesa. Nunca subestime o valor do drive!

Extraído, condensado e modificado do livro
“How to Play Better Tennis”
William T. Tilden - 1950

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