terça-feira, 20 de novembro de 2007

No Último Ranking do Ano, Federer Abre e Ferrer Sobe

No Último Ranking do Ano, Federer Abre e Ferrer Sobe


19/11/07


Ponte Vedra (EUA) - Por um momento, a situação de Roger Federer na Masters Cup de Xangai poderia ter se complicado. Na semifinal, eventual derrota para Rafael Nadal faria com que o número 2 do mundo se aproximasse no ranking de entradas e ficasse em boa posição para chegar ao topo em janeiro de 2008, no Aberto da Austrália.

Mas a vitória e, mais tarde, o título deram ao suíço segurança na lista da ATP e moral na luta para manter a soberania atual. Com a campanha vencedora, Federer fechou 2007 com um total de 7.180 pontos, frente de 1.445 pontos para Nadal. Assim, só com desastre gigantesco perde a ponta em Melbourne.

Tricampeão do primeiro Grand Slam da temporada, Federer defende 1.000 pontos pela campanha de 2007, enquanto Nadal apenas 250 pela derrota nas quartas-de-final. Desta forma, teria de perder logo cedo e ainda ver o espanhol sair com o título ou vice, situação que parece complicada devido aos maus retrospectos do rival na competição.

Em 2007, Federer viveu certamente seu "pior" ano desde que assumiu a liderança do ranking, mas ainda assim terminou com oito títulos, sendo três de Grand Slam. Por outro lado, acumulou quedas inesperadas, como as duas para Guillermo Cañas, para Filippo Volandri e agora Fernando González. Com isso, perdeu espaço em relação a 2006 e viu a diferença para Nadal ficar na menor margem nos últimos anos.

Na última temporada, o número 1 fechou com 8.370, contra 4.470 do rival. Já em 2005, ano em que venceu "apenas" dois Grand Slam, teve 6.725 contra 4.765. Por fim, em 2004, quando assumiu a liderança, totalizou 6.335 contra 3.655 de Andy Roddick.

Nesta segunda-feira, a Espanha voltou a ter dois top 5 com a subida de David Ferrer ao quinto posto. Surpreendente vice-campeão do evento, após terminar a primeira fase invicto, desbancou Roddick e ainda encostou em Nikolay Dabydenko, quarto. Nas demais colocações, Novak Djokovic seguiu em terceiro após ano brilhante, Fernando González se manteve em sétimo e Richard Gasquet em oitavo.

...
..
.
Voltar
.
..
...

Nenhum comentário: