quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Forehand / Drive de Direita

Forehand


Drive de Direita

Luiz Sisto

O drive dos dois lados, da direita (forehand) e da esquerda (backhand) são os mais importantes no jogo de tênis. Eles são usados, provavelmente, duas vezes mais do que todos os outros golpes combinados. É a chave de todo o jogo do fundo da quadra e, desde que um tenista deve executar pelo menos um golpe de fundo antes de poder volear, é fácil ver que o jogo de fundo será mais importante do que o jogo de rede.

O drive é o único golpe no jogo de tênis que é igualmente importante, tanto no ataque como na defesa. Pode ser usado para fazer pontos com o uso de potência e colocação, ao mesmo tempo em que é usado para conservar a bola em jogo, quando se está sendo atacado pelo adversário. É o golpe que tem a maior gama de potência e angulação. O tenista inteligente treinará os drives antes que qualquer outro golpe e se esforçará por torná-lo o mais sólido e consistente possível.

O segredo de um drive sólido está na preparação antecipada e na boa colocação dos pés, o que conserva seu corpo de lado para a rede e afastado da trajetória da bola, e o peso do corpo em condições de mover-se para frente, com o golpe.

Em todos os drives, não importa a altura do impacto da bola, a cabeça da raquete deve ser levada abaixo da linha de sua trajetória. No momento do impacto, a face da raquete deve atingir a superfície central da bola, com um movimento ligeiramente ascendente e definitivamente para frente, que se continua até o fim da extensão do braço. O simples fato de haver golpeado com a face plana da raquete em direção ligeiramente ascendente e ter continuado o movimento até o fim, dará à bola todo o “topspin” necessário. Deixe a face plana da raquete dirigir-se diretamente para o lugar onde deseja colocar a bola.

Todos os drives devem ser golpeados à altura da cintura! Se o pulo da bola é muito alto para golpeá-la a altura da cintura, onde você se encontra, leve seu corpo a uma posição onde possa fazê-lo:

  • Ou avance e a golpeie na subida a altura da cintura (o que é difícil mesmo para os tenistas de maior categoria e é usado somente no ataque).
  • Ou faça o que é mais fácil, seguro e melhor; mova-se para trás, deixando a bola atingir sua altura máxima, para golpeá-la ao descer, quando atingir a altura da cintura.

Se o pulo da bola for tão baixo que nunca possa atingir a altura de sua cintura, flexione as suas pernas e abaixe sua cintura até a bola, para pode golpeá-la corretamente.

Poucos tenistas compreendem que é a continuidade do movimento, após o impacto, que controla o drive. Timidez e medo de errar, muitas vezes, impedem um tenista de prosseguir seu movimento, resultando é exatamente o que ele temia (o erro), ao passo que, se tivesse tido coragem de golpear a bola, continuando o movimento, teria executado seu golpe certo. Nunca dê um drive sem completar seu movimento todo, e isto se aplica nos golpes vagarosos e fáceis, como nos mais violentos.

A indecisão arruinará seu golpe. Decida o que vai fazer e execute seu golpe com decisão e coragem, completando seu movimento até o fim.


...
..
.
Voltar
.
..
...

Nenhum comentário: