terça-feira, 25 de setembro de 2007

Exercícios. Eu, Aqui e Agora

Sisto
Eu, Aqui e Agora


Cada vez que não consigo me concentrar em uma partida, significa que falta uma ou mais das três atitudes.

O importante é saber qual delas.

  • Monopolizar minha atenção com as pessoas que me rodeiam, o público, o arbitro, os jogadores da quadra ao lado, meus pais, meu treinador, etc.
  • Quando meus pensamentos estão vagando por aí, na quadra ao lado, em minha casa, na escola, no trabalho, meu clube, etc.
  • Volto mentalmente aos pontos que acabei de perder, me projeto ao futuro, aos jogos seguintes ou se perco não classificarei para os torneios seguintes, etc.

Perceber o que esta acontecendo é primeiro passo para recuperar a concentração. O segundo passo é voltar e:

Hoje, Aqui e Agora


Como é possível que algo tão intangível como à concentração tenha tanta importância no tênis?

Qual é a função da concentração para o tenista?

A função da concentração é bastante simples:

Concentrar-se em todo momento nos recursos, técnicos, táticos, e mentais que possuem o jogador. Tomemos por exemplo um ponto de luz difusa. Dirigimos de maneira que se condense e se concentre ao máximo.

O que se consegue é um laser. O Laser é tão potente que pode cortar o aço.

O poder da concentração mental é tão forte que pode comparar-se a de um laser. A concentração ajuda a melhorar os recursos conscientes e conectar-se com o inconsciente, criatividade e a intuição, os quais necessitam ser ativados.

Quando uma jogadora disse: “Estava em transe”, ou “Estava jogando na zona”, ou “Era como um sonho”, simplesmente significa que tinha experimentado um nível mais alto de concentração.

Os grandes campeões alcançam este grau de concentração de maneira mais freqüente que o resto dos jogadores.

O que será necessário para se conseguir este nível de concentração? Pode ser um dom de Deus?

Cada pessoa nasce com uma configuração mental que predispõe ou não a concentração. Porém como diria Mary Pierce, é possível trabalhar em sua concentração e melhorar este quesito. A única coisa necessária será TREINAR.

Treinamento

Treine sua mente num único objetivo. Toda sua atenção tem que estar concentrada neste objetivo.

A regra fundamental é: Um Único Objetivo. Veja aqui, alguns dos objetivos em que você pode concentrar-se durante o jogo:

Enquanto a bola esta em jogo:
  • a bola
  • o som da bola quando encontra as cordas
  • sua respiração

Entre os pontos:
  • as cordas da raquete
  • uma palavra ou frase que repito a mim mesmo
  • sua respiração


O espaço mental do jogador tem que estar completamente ocupado por este objetivo. Nenhum outro pensamento consciente deve estar presente em sua mente.

Exercícios

Cinco exercícios para melhorar a concentração fora da quadra.


Exercício 1:

Pegue uma bola de tênis e coloque-a na sua frente. Olhe firmemente e concentre a sua atenção para ela. Deixe que ocupe todo o espaço mental durante o tempo que for possível. Aumente gradualmente o tempo da duração do exercício. (Visual Externo)

Exercício 2:

Fecha os olhos e visualize em sua mente a mesma bola. Concentre-se nesta imagem virtual. Aumente progressivamente a duração do exercício (Visual Interno).


Exercício 3:

Pegue um metrônomo (instrumento que o ritmo) e coloque-o a trabalhar. Concentre-se sua atenção no ritmo de seu som. Deixa que o ritmo ocupe todo seu espaço visual. Se alguns pensamentos passem por sua mente, deixe-os passar como uma nuvem carregada pelo vento. (Auditivo Externo)


Exercício 4:

Escolha uma palavra (ou frase), de preferência que seja positiva. Repita-la. Deixe que ocupe todo seu espaço mental como se estivesse ouvindo um disco uma ou mais vezes. Aumente progressivamente a duração do exercício. (Auditivo Interno)


Exercício 5:

Concentre-se na sua respiração. Sinta a entrada e saída do ar de seus pulmões. Deixe sua respiração lhe tranqüilizar. Cada vez que inspire o ar, aumentará o nível de sua concentração. Cada vez que expirar o ar, eliminará os pensamentos que possam interferir nela. Respire usando o nariz e solte-o pela boca. (Auditivo Externo+Cinestésico Interno)


Cinco exercícios para melhorar sua concentração na quadra


Exercício 1:

Centre sua atenção na bola que esta em jogo. Deixe que esta bola ocupe a totalidade de seu espaço mental. Deixe passar qualquer pensamento que interfira. Siga concentrando-se na bola e somente nela.(Visual Externo)


Exercício 2:

Centre sua atenção no som da bola no seu impacto e no impacto do adversário. Deixe-se levar por este ritmo. (Auditivo Externo)


Exercício 3:

Respire pelo nariz quando seu adversário toque na bola. Solte o ar quando golpea-la. Preste atenção na sua respiração. Deixe sua respiração lhe acalmar. (Cinestésico Interno+Auditivo Externo)


Exercício 4:

Enquanto a bola esta em jogo repita mentalmente uma palavra como: “avança, ataca”, ou qualquer outra palavra antes de contatar a bola. Deixe que esta bola ocupe todo o espaço mental. (Auditivo Interno)


Exercício 5:

Entre os pontos deixe que uma imagem virtual estática ou dinâmica entre em sua visão mental. Concentre-se nessa imagem. A imagem pode seu um plano tático específico ou uma imagem positiva de si mesmo. Também podes visualizar em sua visão mental uma palavra escrita como: CALMA, VAMOS, SIGA, A FRENTE”, etc. Para concentrar-se mais facilmente deve-se usar uma palavra curta.


Fonte: ITF - Tradução: Prof. Sérgio Alberto Hansen

...
..
.
Voltar
.
..
...

Nenhum comentário: